domingo, 8 de março de 2015

Festival da Canção 2015

          Este ano ao contrário, de muitos outros, decidi espreitar o Festival da Canção que irá apurar a canção que representará Portugal no festival a nível europeu.

          Deixei de ver porque ficava sempre chateado com o resultado. Mesmo assim decidi pelo menos ouvir as músicas. Não foram más, gostei de seis e ganhou uma que gostei (ufa).

          Apercebi-me que Adelaide Ferreira participou, embora a sua canção não foi a mais votada pelo público para ir para a final. Sendo assim gostei da música e ela veio provar porque é considerada para muitos um exemplo a seguir, vocalmente no panorama português, continua um Espetáculo! Assim como Simone de Oliveira, que veio mostrar que é uma interprete de eleição.

          Lembro-me de quando era miúdo achar que o festival da canção era algo de especial e deve ser verdade pois muitas das canções mais populares portuguesas advêm de festivais da canção mas ultimamente isso não tem acontecido. Muito pelo contrário. Sinto que tem sido visto como apenas mais um e não tem tido o carinho que acho que devia ter sendo até alvo de gozo por vezes pelas pessoas que votam em canções que não mostram o potencial português.

          O festival do Eurovisão o ano passado chocou o mundo pela vitoria de Conchita Wurst, a mulher barbuda. A vitória foi merecida, talvez não justa, mas merecida. E deu para mostrar que a nível europeu o festival ainda é bem visto.

          Tal como desejava, a canção que ganhou “Há um mar que nos separa”, foi uma vitória justa a meu ver e mostrará ao mundo que Portugal consegue espalhar magia com a sua língua!



Aquele João

Sem comentários:

Enviar um comentário